titwelcome

Historial

Edições Anteriores | Agradecimentos






A Semana Internacional de Vela do Carnaval é a legítima herdeira e engloba o Torneio Internacional de Vela do Carnaval, que já era o maior evento da vela a nível nacional, quer em número de participantes, quer em número de embarcações, é também a prova que concentra o maior número de valores. Realiza-se ininterruptamente desde 1974, comemorou em 1999 as Bodas de Prata, tendo-se tornado desde há muitos anos num clássico da vela ligeira em Portugal e na Península Ibérica.

Desde 1997 que esta prova faz parte do Calendário Internacional da ISAF (International Sailing Federation), classificada com o Grau II. Tal classificação prestigiou a prova, veio reconhecer a sua importância, e permitiu que o número de Países participantes e Equipas Olímpicas, tenham vindo progressivamente a aumentar nas mais recentes edições da Prova.

A organização da prova é da responsabilidade do CIMAV - Clube Internacional da Marina de Vilamoura, desde a sua fundação em 1975, e conta com o apoio da Federação Portuguesa de Vela, da Associação Regional de Vela do Sul, e de todos os Clubes do Algarve.

A organização desta prova movimenta cerca de 200 pessoas entre funcionários administrativos, secretariado da prova, pessoal de apoio e segurança, Comissões de Regata e Júri Internacional, 40 embarcações de apoio à prova, e o seu orçamento no formato actual atinge os 75.000 €.

O Torneio Internacional de Vela do Carnaval realiza-se todos os anos durante o carnaval, ocupando os três dias correspondentes a Sábado, Domingo e Segunda-feira. O sucesso da Prova impôs que a partir de 2002 se realizasse a Semana Internacional de Vela do Carnaval, ampliando os dias de prova para uma semana, e acolhendo também a Laser Europa Cup, o Troféu André Jordan, a Vilamoura Cup International de Match Race, e o Troféu Príncipe D. Henrique - O Navegador.